28 de outubro de 2015

Uma aula de dança


Num prédio a uns bons metros da janela da minha cozinha há uma escola de dança. Hoje tive um jantar delicioso, ao observar uma aula do que me pareceu lindyhop, ao som das músicas que iam tocando na minha cabeça. Ao mesmo tempo só conseguia pensar no quanto era bom que a vida a dois fosse como uma dança de Lindy Hop: saltada, alegre, sempre a mexer, sempre a mudar. Com tropeções e a pisar nos pés um do outro, mas que não gera mais que risos e cuidado extra... Em que o homem afasta a mulher só para a poder ter de volta e agarrar em segurança. Em que se olham nos olhos e assim vão partilhando tudo: o suor, o cansaço, a frustração, a descoordenação...o sucesso também. 
Às vezes um dança melhor que o outro. Mas o melhor também erra. Ele sorri timidamente e não percebe como fez um erro tão básico. Com o olhar, o par agradece.lhe o humanismo, invés da perfeição sobrenatural que mostrou até então.
Há pares que se entenderam no início e que pelo caminho se perderam na dificuldade em ajudar-se. Há pares que nunca se entenderam e mesmo assim persistem na tentativa de se coordenarem. No fim, perante a realidade de que de facto não são o par perfeito, tudo termina com um abraço e um sorriso que diz tudo (Obrigada) e trocam-se os pares. Tudo começa outra vez com outro par.

Como gostaria de ver a vida das pessoas como a vejo por esta janela... saltitante, alegre, descontraída, esforçada, paciente, tolerante, indiferente ao fim que sempre vem. E que quando viesse...que terminasse com um abraço e um sorriso que diz tudo - Obrigado.

Cisne

3 comentários:

Professora de Dança Criativa disse...

Não sei se és de Lisboa, mas gostava de fazer-te uma pergunta. Visto que estudaste dança e estás nessa área, por acaso sabes-me dizer academias/escolas e assim onde dão aulas de dança com os mais variadíssimos estilos?
Obrigada :)

Cisne disse...

Olá! Sim, sou de Lisboa ;) Conheço bastantes, umas com níveis mais avançados, outras menos, umas mais especializadas nuns estilos outras mais genéricas. Tenho a sorte de saber onde estão os melhores professores ;) Em que área procuras? E que zona de Lisboa?
Beijinhos

Professora de Dança Criativa disse...

Nem sei bem o que procuro para ser sincera. Sempre fiz apenas clássico e contemporâneo e gostava de experimentar estilos diferentes, não sei ainda é bem o quê. Talvez jazz, broadway e talvez danças de salão (só pela experiência, nem sei se tenho jeito para a coisa). A zona, bem.. Qualquer sítio dentro das linhas de metro e autocarro, se bem que vivo perto do aeroporto e estou a estudar na ESD e se fosse por aí era melhor. Mas qualquer sítio que tenha, irei até lá se for necessário :)
Sei apenas da Jazzy, mas são tantas as opiniões, e tão diferentes que até tenho "medo" de ir lá experimentar.

Envelhecer

 Tenho 29 anos. Para alguns sou nova, para outros sou muito nova, para outros "já ninguém tem 20's"... Estava aqui a tentar le...