17 de outubro de 2017

Da falta de coragem que descobri que tenho


Ontem, por motivos profissionais, vi-me obrigada a conduzir o meu carro em direção a Coimbra desde Lisboa. À medida que ia avançando na auto-estrada ia-me encolhendo mais e mais no meu assento, sentindo que estava a ir na direção errada. Não posso imaginar o que sente quem não tem hipótese de ir para mais lado nenhum quando o fogo lhes assola as casas, as quintas, os animais, as pessoas... Vi todas as fotos e vídeos no Facebook mas de facto só quando me vi por debaixo de um "nevoeiro" de fumo e senti o cheiro a vidas queimadas é que senti a gravidade da situação. Senti a vontade de largar os meus planos e ir a correr ajudar alguém, ir a um supermercado comprar garrafas de água para distribuir, tudo. E a verdade é que não fui não por causa do trabalho ou preguiça mas por medo. Medo de perder a própria vida.
Obrigada a todos aqueles que tiveram e têm a coragem de fazer o que eu não pude. E coragem aos que estão sozinhos a lutar porque não há corajosos suficientes. Vocês conseguem. E porra venha lá a chuva a sério que acabe com esse terror!


Cisne 

8 comentários:

Diogo Pereira Mota disse...

Felizmente já chove!
Eu acredito perfeitamente que muitas pessoas na mesma situação que tu fariam o mesmo.
O que Portugal (especialmente o Estado) tem de fazer é apoiar monetariamente os bombeiros, mas com um valor significativo, voltar a colocar guardas florestais e a tratar da floresta e a sua preservação.

Cisne disse...


Sim, isso mesmo!

Anónimo disse...

As vezes até queremos ajudar, mas o medo ou a falta de coragem ganham. A uns dias o meu irmão veio ao Norte, e no dia a seguir aos incêndios, teve de voltar para Lisboa com a namorada, eu fiquei com imenso medo que ele apanhasse algum incêndio no caminho, o que realmente aconteceu, graças a Deus, eles passaram bem, mas a minha cunhada ficou em pânico, o que me parece bem normal, depois de tudo o que tínhamos visto no dia anterior.

Cisne disse...

Que horror pá... ninguém merece ter passado por aquilo :$

Marta Moura disse...

Percebo, e acho que faria o mesmo que tu. :(

Cisne disse...

=/

Ana Rita disse...

Não deve ser nada fácil passar nesses locais que estão cheios de tristeza e desgraça!
Beijinho, Ana Rita*
BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

Cisne disse...

Um dia de cada vez...

Envelhecer

 Tenho 29 anos. Para alguns sou nova, para outros sou muito nova, para outros "já ninguém tem 20's"... Estava aqui a tentar le...